segunda-feira, 28 de novembro de 2011

0 comentários

China investe no Brasil somente metade do que anuncia

A China investe no Brasil somente metade do que anuncia, de acordo com um levantamento feito pela Folha dos principais projetos no país. A reportagem, de Patrícia Campos Mello e Gustavo Hennemann, foi publicada na edição deste domingo da Folha.

Dos projetos chineses no Brasil anunciados em 2009 e 2010, 25% não saíram do papel e 29% são financiados por grupos brasileiros ou de outra nacionalidade.

Um exemplo é a fábrica da montadora chinesa JAC Motors na Bahia. Do investimento total anunciado de R$ 900 milhões, 80% virão do sócio local.

Fonte: Folha.com

terça-feira, 22 de novembro de 2011

0 comentários

Vídeo sobre Confúcio produzido na China é apresentado na Times Square

Um vídeo sobre o antigo sábio chinês Confúcio e sua terra natal, a Província de Shandong, foi apresentado neste sábado (horário de Beijing) no telão da Times Square em Nova York, informou o departamento de imprensa do governo provincial.


No vídeo de 30 segundos, Confúcio saúda o público fazendo uma reverência tradicional chinesa com as duas mãos cruzadas à sua frente.

A imagem de Confúcio em preto no branco foi retirada de um retrato feito por Wu Daozi (680-759), um grande pintor da Dinastia Tang. Uma escultura de pedra baseada no retrato original é mantida no Templo de Confúcio em Qufu, terra natal do filósofo no leste da China.

O vídeo também demonstra paisagens de Shandong, incluindo o Templo de Confúcio, o Monte Taishan, o Rio Amarelo e a cidade de Qingdao, sede das competições de iatismo nas Olimpíadas de 2008.

A partir deste sábado, o vídeo será apresentado na tela de 238 metros quadrados na Times Square para promover uma imagem confiante e generosa da China.

"Acho que o vídeo será bem recebido", disse Liu Chang, vice-editor-chefe do Nouvelles d'Europe e professor da Universidade de Comunicações da China.

Confúcio e sua escola de pensamento são bem reconhecidos mundo afora, disse Liu.

"Quando o ex-presidente francês François Mitterrand visitou a terra natal de Confúcio durante sua visita à China em 1983, ele mostrou a edição em francês dos Analetos de Confúcio e leu o texto em voz alta antes de ouvir a explicação do guia turístico sobre Confúcio".

O sábio, que viveu há cerca de 2.500 anos, permaneceu no centro da civilização chinesa por quase dois milênios.

A China criou o Instituto Confúcio em 2004 com o objetivo de promover a língua e a cultura chinesas em todo o mundo. Mais de 300 Institutos Confúcio foram estabelecidos em mais de 100 países.

Fonte: CRI On Line