quarta-feira, 24 de março de 2010

China e Afeganistão conversam sobre combater a terrorismo e extremismo

China e Afeganistão estão dispostos a combater o terrorismo e o extremismo para preservar a paz e estabilidade regional, afirmou hoje (23) o presidente chinês, Hu Jintao, ao lado do presidente afegão, Hamid Karzai, que visita a China.



Na reunião entre os dois, Hu afirmou que a China almeja reforçar os intercâmbios políticos com o Afeganistão, e apoiar-se mutualmente em questões sensíveis.

Na área comercial, segundo o presidente chinês, o país deseja negociar com o Afeganistão novos projetos de cooperação e ampliar os investimentos recíprocos.

O líder chinês pediu a Karzai que adote medidas para garantir a segurança das empresas e funcionários chineses instalados no Afeganistão.

Hu manifestou a disposição de Beijing de fortalecer a coordenação com o país parceiro em organizações regionais e internacionais.

Por sua vez, Karzai assinalou que o Afeganistão se sente honrado por ter um amigo como a China, com quem deseja aprofundar ainda mais as relações de cooperação. Ele saudou as empresas chinesas que invistem no país. O líder afegão elogiou a China por sua contribuição à estabilidade regional e se comprometeu a garantir a segurança dos técnicos e operários chineses em seu país.

Fonte: CRI On Line

0 comentários:

Postar um comentário