terça-feira, 9 de março de 2010

Vendas de veículos na China desaceleram e crescem 46,3% em fevereiro

Apesar de positivo, volume é inferior ao registrado nos últimos três meses.



PEQUIM - As vendas de veículos aumentaram 46,3% na China em fevereiro na comparação com igual mês do ano passado, para 1,21 milhão de unidades. O resultado representa uma forte desaceleração em relação a janeiro, quando as vendas somaram 1,66 milhão de unidades, mais que o dobro do volume de janeiro de 2009. Em novembro e dezembro, as vendas haviam crescido mais de 90% na comparação anual, segundo a associação que reúne as montadoras do país.

No ano passado, a China tornou-se o maior mercado automotivo do mundo, superando os EUA, com um crescimento de 46,2% das vendas. Boa parte desse desempenho resultou do corte à metade, para 5%, do imposto sobre a compra de veículos com motor 1.6 ou abaixo disso. A medida foi anunciada em janeiro do ano passado. Também em 2009, o governo chinês criou subsídios para estimular a compra de veículos em áreas rurais e de modelos menos poluidores.

Essas políticas continuaram este ano, mas com modificações. O imposto sobre a compra de carros de motor 1.6 ou abaixo disso passou para 7,5%, ainda aquém da taxa normal de 10%. Observadores do setor estimam que as vendas este ano vão crescer de 10% a 15%. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

0 comentários:

Postar um comentário