O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, disse nesta segunda-feira que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, quer que o iuan seja baseado no mercado.
"Toda vez que o presidente e o seu governo se encontram com a liderança da China a questão é mencionada. Ela foi mencionada diretamente a eles em Pequim pelo presidente em novembro", disse Gibbs.
"O presidente tem falado repetidamente e recentemente que a moeda da China precisa ser baseada no mercado", afirmou Gibbs quando perguntado se Washington teve alguma resposta da China sobre a decisão de câmbio tomada no fim de semana e para responder a críticas de que a Casa Branca precisaria ter uma postura mais rígida sobre o assunto.
O secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, adiou no sábado um relatório que seria divulgado no dia 15 de abril e que poderia classificar a China como uma "manipuladora de câmbio". Isso aumentaria a pressão dos EUA para uma maior apreciação do iuan, moeda que, segundo críticos, distorce fluxos comerciais.
Fonte: Reuters
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário