Durante a Segunda Guerra Mundial, é conhecido que o Japão usou da previsão do tempo para advertir seus diplomatas no exterior contra ataques de países estrangeiros. "North wind, cloudy" era a senha da ex-União Soviética, "West wind, clear", do Reino Unido, "East wind, rain", dos EUA, ou seja, essas senhas eram referentes ao ataque no Porto da Pérola em 7 de dezembro de 1941.
Alguns historiadores acreditam que o código "wind" criado pelos japoneses nunca foi usado realmente na guerra da inteligência, no entanto o diretor chinês Liu Yunlong criou uma história de espionagem sobre isso em seu novo filme, "East Wind, Rain", que retrata a vida dos espiões em Shanghai antes e após o ataque do Porto da Pérola.
Naquela altura, a cidade estava cheia de espiões trabalhando para diversos países e organizações. An Ming, um agente chinês, trabalhava em um bar local como pianista. Ele decifrou a mensagem "East Wind, Rain" e tentou informar o serviço secreto.
Esse é o primeiro longa de Liu Yunlong, que já é um ator bem conhecido na China. Liu revelou que trabalhou duro para poder oferecer aos espectadores uma produção perfeita. Para se ter uma ideia, ele levou mais de 20 dias e cerca de 3500 figurantes para filmar a primeira cena do filme, que dura apenas quatro minutos.
"East Wind, Rain" estreiou no dia 22 de abril na China.
Fonte: CRI China
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Cinema: "East Wind, Rain" retrata guerra da inteligência nos anos 1940
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário