quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pintura a óleo na China - Parte 3

O processo de naturalização da pintura a óleo na China se divide em duas etapas: a expressão do conceito estético chinês e o realismo. Após a fundação da Nova China, a pintura a óleo ganhou muita importância e realismo iniciado por Xu Beihong foi plenamente exercido.



Em busca do desenvolvimento da arte, o governo chinês selecionou alguns jovens para estudar a técnica na União Soviética. Pouco depois, convidou K. M. Maksimov, famoso pintor soviético, para ministrar aqui um curso superior, que formou a maioria dos artistas que retrataram, através da pintura a óleo, a resistência à invasão japonesa e a construção da Nova China. Sob essa temática, se destacam Guerra de túneis, de Luo Gongliu, e Cinco mártires na montanha Langya, de Zhan Jianjun. O realismo soviético deixou uma profunda influência na pintura chinesa.

Com o envio de talentos para aprender no exterior e o convite para que especialistas soviéticos ensinassem aqui, a nova tarefa seria: como integrar esse conhecimento ao critério estético nacional nos quadros a óleo? Jovens artistas percorreram diferentes lugares do país em busca do tradicional estilo de expressão da pintura chinesa, para encontrar a melhor combinação dela com a pintura a óleo ocidental. Por fim, chegaram a um consenso: na arte a óleo chinesa prevalece a simplicidade e claridade das cores, em vez da multiplicidade delas; na China as produções se empenham mais em retratar a figura humana através de um estilo sensível e direto e, geralmente, não utilizam luz e sombra para desenhar o rosto humano.



Entre os numerosos artistas da época, Dong Xiwen (1914-1973) foi um dos mais bem-sucedidos. A obra Inauguração da Nova China o consagrou como um pilar da arte no país. Nela, ele apela com audácia a novos experimentos para apresentar o matiz chinês. Na composição tomou como referência a técnica da pintura tradicional chinesa. No uso de cores utilizou o famoso vermelho chinês para desenhar a coluna, o tapete e o farol. Esses elementos ressaltados entre as flores, o céu azul e as nuvens brancas, deram origem a um animado ambiente para a celebração nacional. Segundo o julgamento baseado nas normas europeias, a combinação de cores não era implícita nem imponente. Mas para os pintores chineses, incluindo Xu Beihong, constituiu um êxito no ensaio da naturalização da pintura a óleo na China.

Continua...

Fonte: CRI On Line

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