sexta-feira, 10 de setembro de 2010

100 anos de moda na China - Parte 01 / 02

Neste espaço vamos mostrar, de forma resumida, a mudança no vestuário dos chineses desde o início do século XX (final da última dinastia chinesa) até os dias de hoje. Além de conceitos estéticos, as roupas também refletem a política, a economia e o nível tecnológico de cada período. Confira as fotos.



A China passou a ser República em 1911 após o colapso do império Qing, a última das dinastias chinesas. As primeiras fotos mostram o vestuário e o penteado das mulheres manchu, etnia que dominou o país entre 1.644 e 1.911.

Em 1º de janeiro de 1912, o revolucionário Sun Yat-sen proclamou a República da China, período que terminou em 1949, quando da fundação da República Popular da China. Essa época foi marcada por confrontos militares entre províncias.



No início da fundação da República Popular da China, a moda era ditada pela "sobriedade", por conta da pobreza na qual o país estava mergulhado. O uniforme dos militares do Exército Popular de Libertação e dos funcionários governamentais era, então, a peça mais cobiçada pela população na época.



Na década de 60, a China viveu o período mais duro de sua história recente devido a calamidades naturais que resultaram na queda substancial da produção de cereais. É, então, que surge uma brincadeira conhecida localmente: "roupa nova por três anos, roupa velha por três anos, e roupa reformada por mais três anos". A cor das roupas também refletia aqueles tempos sombrios, com tons sóbrios e monótonos como azul escuro, cinza e preto.



Continua...

0 comentários:

Postar um comentário