sábado, 8 de janeiro de 2011

Ciência na China antiga - Pt 02

Por Fausto Guimarães: historiador e dedica-se a pesquisa da língua e da cultura chinesa.

Passo a passo ao adentrar ao livro de Simon Winchester comecei a perceber que algo realmente ficou perdido no passado e que negou aos chineses seu imenso papel na história da humanidade, no que diz respeito ao mundo moderno e a própria ciência, pois sabemos das grandes descobertas chinesas do passado como a bússola, o papel e a pólvora, mas desconhecemos quase tudo o de mais inventado pelos chineses nesse passado longínquo. No entanto estes três inventos chineses foram somente o começo, o primórdio das grandes contribuições chinesas para a humanidade!



A relação de invenções chinesas é tão grande que ficaria escrevendo horas a fio sem poder parar, caso quisesse fazer jus a todos os grandes feitos científicos chineses. Mas como não estou preocupado em quantidade e sim em levar ao conhecimento das pessoas a noção exata do que aconteceu no passado e foi esquecido e também negado, seja por falta de conhecimento ou por pura manipulação política por parte daqueles que não querem abrir mão de méritos que não tiveram; tentarei mostrar então o papel da China com seus inventos maravilhosos e suas conseqüências, para a melhoria da qualidade da vida humana ao longo do tempo.

Já que estamos falando de livros começaremos pelo primeiro livro impresso pelo homem que não foi o de Joannes Gutemberg como muitos acreditavam até pouco tempo. Talvez muitas pessoas nem saibam ainda que o título de primeiro livro impresso pelo homem já mudou de mãos, saindo das mãos de Gutemberg para as mãos dos primeiros monges budistas chineses que seiscentos anos antes de Gutemberg fizeram as primeiras impressões móveis em papel. A caverna 17 na cidade de Dunhuang foi o primeiro laboratório prático onde pela primeira vez neste planeta o homem conseguiu imprimir tipos móveis. Este livro ficou conhecido como o sutra diamante.



Não menos valiosa foi minha descoberta sobre os mapas estelares confeccionados pelos chineses e também descobertos dentro da caverna 17 em Dunhuang. Estes mapas traziam consigo o desenho do céu visto do hemisfério norte, com a ursa maior e a estrela polar descrita com a mesma perfeição que podemos observar hoje em nossos centros de pesquisas astronômicos. Tudo isto elaborado pelos cientistas chineses durante a dinastia Tang(618-907 d.c).

Na engenharia hidráulica talvez a China tenha construído algo inigualável na sua magnitude e praticidade se comparada com outras obras também colossais erguidas por outras nações. Trata-se da barragem de Lin Bing construída há 2300 anos. Uma obra engenhosa que tinha como função acalmar as enchentes do rio Ming. Esta obra ainda está em funcionamento nos dias de hoje do mesmo jeito que há 2300 anos atrás.

metalurgia na China surgiu no século VI a.c, quando os chineses conseguiram produzir um tipo de aço maleável, porém inquebrável, surgindo daí as primeiras peças para o arado. Outra criação chinesa proveniente da metalurgia foi às correias de peitoral para cavalos, surgidas no século III a.C. Na enciclopédia clássica Huainanzi do século II encontra-se descrito um método de pudlagem. (pudlar+agem Operação com a qual se apura a gusa, separando o carbono e transformando-a em ferro forjável), O que nos leva a pensar que a metalurgia na China evoluiu rapidamente.



Desta mesma metalurgia nasceram as correntes no século X, sete séculos antes das primeiras correntes aparecerem na Europa. E destas mesmas correntes irão surgir as primeiras pontes suspensas do mundo. No rio Dadu em Sichuan pode-se ver uma destas pontes ainda em uso, desde que foi construída em 1701.

Continua...

Fonte: CBCDE

0 comentários:

Postar um comentário