terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Ciência na China antiga - Pt 03

Por Fausto Guimarães: Historiador e dedica-se a pesquisa da língua e da cultura chinesa.



A China antiga também era palco de muita alegria e lazer. A despeito do que muitos pensam, a China sempre foi palco de muita arte e alegria. Surpreendeu-me saber que alguns chineses em suas genialidades também pensavam em criar alegorias automatizadas para levar entretenimento e descontração às pessoas. E um desses homens foi Ma Jun que viveu por volta de 206 d.C. Ele tinha como oficio a criação de bonecos autômatos. Cenas das mais variadas do cotidiano de pessoas simples a celebridades do governo, eram reportadas para um universo de movimentos autômatos que iam de uma simples garota dançando a movimentos mais complexos de funcionários do governo em suas repartições executando suas atividades de mandarins. Sempre temos em mente a visão de bonecos eletrônicos com seus movimentos extraordinários executados com as benesses da tecnologia de nosso tempo. Porém imaginar uma cena automotiva dentro de uma performance irreparável feita por um ‘artesão’ que viveu em 206 d.c, isto nos leva a repensar nossos conceitos daquilo que seja genialidade.



Outros inventos como o periscópio, a balança de peso, papel moeda, a tipografia, o pluviômetro também foram vistos pela primeira vez na China antiga. Será que os chineses ao inventar estes instrumentos não tinham consciência de que estavam fazendo ciência? A reposta é sim. É obvio que eles sabiam que estavam transformando a natureza para proveito da civilização. Então porque se insiste em dizer que o que se fez na China antiga está relacionado com a proto-ciência. Que proto-ciência seria esta que deixou para a humanidade quase tudo que ela iria usar e transformar para seu próprio benefício?



Existiu na China antiga um homem de nome Liu Xiang Ti que registrou pela primeira vez as propriedades magnéticas do imã. Será que Liu era um alquimista? Ou talvez um astrólogo, quem sabe. O compasso também foi inventado pelos chineses. O leme axial que consiste num plano vertical preso ao casco da embarcação na zona da popa, alinhado com a quilha foi outra maravilhosa invenção chinesa do século I d.c, juntamente com a manivela para acionar dispositivos mecânicos. A descoberta do carvão de pedra, petróleo e gás como combustíveis foram feitas no século IV a.c também na China. O para quedas, o álcool, o fósforo, o sismógrafo para identificação e registrar tremores de terra também.



E você caro leitor. O que acha disso tudo? Você concorda com a forma como é veiculada as informações do passado? Certamente você se sentiu enganado assim como eu me senti. Felizmente para mim escolhi história como curso universitário e tive por impulso natural a necessidade de reaprender o passado. Não somente o passado da China, mas sobre quase tudo que se liga a este assunto. E hoje posso admitir com toda convicção que me sinto enganado em quase tudo que aprendi na escola e universidade. Não culpo os professores, eles também são vitimas.

Hoje vivemos num mundo muito diferente daquele de quando éramos crianças e adolescentes e até mesmo adultos na faculdade. Uma pergunta há de ser feita. Você quer que seu filho seja enganado da mesma forma que nós fomos? Ou você quer ter dentro de sua casa uma criança, um adolescente, e um adulto mais lúcido, mas crítico e menos alienado em relação a assuntos do passado. A China é um exemplo clássico com sua ciência. Quantos outros assuntos igualmente sérios foram e continuarão sendo colocados goela a baixo? Exija da escola de seu filho uma releitura a respeito da ciência antiga e o papel da China nela. Não esqueça que seu filho viverá num mundo onde a China terá um papel fundamental. Como já vem acontecendo. Entender o papel da China no mundo começa por entender seu passado e fazer jus aquilo que os chineses nos legaram, ou seja, quase tudo!

Fonte: CBCDE

0 comentários:

Postar um comentário