segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Festival da Primavera - Pt 02/02


Soltar bombinhas e fogos de artifício é a atividade favorita dos habitantes no período da festa. Há uma lenda sobre as bombinhas. Em tempos bastante remotos, havia um monstro muito feroz com um chifre na cabeça que se chamava Nian, que em chinês significa Ano. Na noite em que finda o inverno e começa a primavera, o monstro Nian deixava seu esconderijo na montanha para cometer atrocidades. Nessa noite, todos, com a luz apagada, mantinham absoluto silêncio. Certa vez, o monstro chegou à casa de um homem pobre, que, não tendo cobertor para resistir ao frio, havia feito uma fogueira de varas de bambu para esquentar-se. O estalido das varas de bambu espantou Nian, que fugiu em pânico e nunca mais voltou. Desde então, o povo passou a utilziar esse método para espantar monstros e afastar desgraças. Posteriormente, com a invenção da pólvora, surgiram as bombinhas e outros fogos. Com o passar do tempo, o hábito de soltar fogos tornou-se parte do Festival da Primavera. Agora,a tradição permanece em muitas regiões, mas não há nenhuma preocupação com monstros nem desgraças. Os jovens de hoje talvez até desconheçam a história do monstro Nian. Soltam bombinhas, agora, por pura farra, em sinal de alegria e felicidade.


A feira de templo é um dos programas indispensáveis da festa. Sua história remonta os rituais de oferenda aos deuses do Céu e da Terra na Antiguidade. Posteriormente, se transformaria num mercado popular de troca de mercadorias e local de espetáculos culturais.

Anualmente, durante o Festival da Primavera, Beijing abriga diversas feiras de templo, sendo as mais famosas as do templo taoísta das Nuvens Brancas (Baiyunguan), do Templo da Terra, do Parque do Lago Longtan e da Rua Longfusi. As feiras de templo de Beijing preservam muito dos costumes e hábitos tradicionais. A que acontece no Templo das Nuvens Brancas, por exemplo, promove famosas brincadeiras populares, como o passeio em burro ao redor do templo e "da jin qian yan" (atirar moedas no pequeno orifício no centro de um prato de cobre que tem a forma de uma grande moeda antiga). Já as mercadorias à venda nessa feira têm características particulares do norte do país, como é o caso de brinquedos como diabolôs, moinhos de vento feitos de madeira ou bambu, espadas e lanças. O tanghulu (maçazinhas carameladas num espetinho) e o chatang (sopa de chá) são iguarias muito bem aceitas pelos consumidores.

Fonte: CRI On Line

0 comentários:

Postar um comentário