quarta-feira, 2 de março de 2011

China permite aluguel de 30 de suas ilhas desabitadas

A China anunciou que está colocando no mercado de aluguel 30 ilhas desabitadas de sua costa.


Mais ilhas vão ser postas para locação, mas estas primeiras seriam as mais próximas da costa e apropriadas para acomodar pessoas, segundo integrantes do governo citados pela imprensa estatal chinesa. Estrangeiros também poderão usar os serviços, afirmaram os oficiais.

Após assinarem os contratos de aluguel, os locatários terão de obter aprovação das autoridades locais. Estes vão examinar se a ocupação será danosa ou não para o ambiente.

PROBLEMAS

"Algumas podem ser usadas para turismo, restaurantes ou entretenimento. Pessoas ricas podem até decidir que desejam uma ilha particular e construir uma casa", afirma o especialista chinês em oceanos Wang Shicheng.

Apenas a província costeira de Zhejiang tem quase 3.000 ilhas, a maioria com área de 500 a mil metros quadrados e muitas com perímetro menor.

Um dos problemas que os futuros locatários terão de resolver será o suprimento de água e luz.

Os preços das ilhas ainda não foram revelados, mas a imprensa sugere que o aluguel anual deve variar de US$ 15 mil a US$ 150 mil. Os contratos perdurariam por 50 anos.

Analistas dizem que, com a medida, o governo pode ampliar a ocupação da região costeira por razões políticas, já que algumas ilhas ao sul e leste chinês são disputadas por países vizinhos.

Fonte: Folha.com

0 comentários:

Postar um comentário