quinta-feira, 31 de março de 2011

Línguas étnicas da China enfrentam ameaça de extinção

Cerca de metade de todas as línguas do mundo estão sob ameaça de extinção, 41 desses idiomas estão na China. Trata-se de um problema que as Nações Unidas esperam resolver. Diversos eventos estão sendo organizados pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) na China, visando promover todas as línguas faladas, mesmo as menores. Mas, apesar dos esforços do governo chinês, ainda há o perigo de desaparecimento de algumas línguas chinesas.


O que vocês acabaram de ouvir é uma das línguas raras do mundo. O homem estava falando a Anung, um idioma chinês. A Unesco apontou que ele corre o risco de desaparecer para sempre. Dr. David Bradley, da Universidade La Trobe da Austrália, é um especialista em línguas étnicas da China e disse:

"A língua Anung é uma das quatro línguas faladas pela etnia Nu, uma minoria étnica habitada na província de Yunnan, sudoeste da China. Provavelmente é falada apenas por cerca de 50 pessoas no momento, embora existam cerca de 6.000 membros desta etnia."

Anung é apenas um dos cerca de 3.000 idiomas classificados pela Unesco como ameaçados de extinção. Isso significa que eles já não estão sendo ensinados às crianças. Como um especialista em línguas chinesas, Dr. Bradley disse que estamos perdendo parte da nossa história:

"Toda vez que uma língua desaparece, significa que todo o conhecimento cultural daquele povo desaparece. Por exemplo, todo o seu conhecimento tradicional de medicina, todo o seu conhecimento de história, toda a sua história familiar, tudo pode desaparecer com a linguagem, se a comunidade não tomar cuidado ".

Atualmente, governo chinês está dedicando mais esforços para proteger as línguas das minorias étnicas. Quase trinta são ensinadas em milhares de escolas espalhadas por todo o país. E a Constituição chinesa permite a todos os grupos étnicos o direito de usar e desenvolver seu próprio idioma. Mas, apesar disso, o Dr. Bradley está preocupado.

"O mandarim, a língua padrão da China, é tão dominante que todo mundo quer usar, ao invés de sua própria língua. Portanto, há uma tensão nos dois sentidos entre o direito de manter sua própria língua e o desejo de fazer parte da massa. Assim, a longo prazo, provavelmente, cada vez mais idiomas vão desaparecer, infelizmente. Mas algumas comunidades podem escolher e nós esperamos que eles escolham, e nós podemos ajudar, a mantê-las. "

Os organizadores desta série de eventos estimam que, desde 1950, o mundo perdeu mais de 200 línguas. E eles esperam que Anung e outras línguas originais não tenham o mesmo fim.

Fonte: CRI On Line

0 comentários:

Postar um comentário