terça-feira, 2 de agosto de 2011

Universidades de Hong Kong atraem mais alunos da parte continental

Este ano a Universidade de Hong Kong ofereceu vaga aos 11 alunos da parte continental da China mais bem colocados no vestibular nacional, quase o dobro do número ofertado em 2010. As matrículas não dão prioridade a estudantes de cidades de primeira classe, como Beijing e Shanghai, e também abrangem as regiões do centro e oeste do país. Mas por que cada vez mais estudantes da parte continental estão voltando as atenções para as universidades dessa região administrativa especial chinesa?
Este ano, a Universidade de Hong Kong recebeu 10.362 pedidos de matrícula, um aumento de 14,8% em comparação com o ano anterior. No entanto, apenas 300 alunos conseguirão estudar na universidade, o que significa uma vaga para cada 34 candidatos em 2011.


O índice também subiu muito este ano em outras universidades locais. A Universidade Batista de Hong Kong teve um crescimento de 14% no número de candidatos, assim como a Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong. O Instituto de Educação de Hong Kong tem testemunhado um aumento ainda maior em percentagem, mais de 16%.

Além de candidatos de cidades grandes da parte continental, mais alunos de regiões autônomas como Mongólia Interior, Tibete, Ningxia e Xinjiang, bem como das províncias de Qinghai e Gansu, procuram as universidades de Hong Kong.

Algumas instituições dizem que a taxa para estudantes não locais será aumentada entre 13 e 33%. Mas o valor alto não intimida os estudantes.

E por que os alunos tanto preferem universidades em Hong Kong? Alguns dizem que gostam do ambiente internacional e diversificado de lá. Um fator mais importante, contudo, é que com um diploma de uma universidade de Hong Kong é muito mais fácil conseguir emprego em empresas internacionais, e ainda há a opção de voltar a trabalhar em cidades da parte continental. Lai Qimei é uma graduada no ensino médio em Guangzhou. Ela diz:

"Eu gostaria de ter uma carreira em economia e finanças. E Hong Kong é considerado o centro da economia e finanças. Além disso, as universidades de lá dão mais atenção ao conhecimento pragmático. Acredito que as universidades de Hong Kong vão dar uma base sólida para a carreira que escolhi."

Alguns especialistas em educação dizem que as universidades da parte continental se preocupam mais com elas próprias e com sua reputação, enquanto as universidades de Hong Kong se preocupam mais com os direitos dos estudantes. Isso é provavelmente uma razão pela qual mais estudantes hoje em dia preferem estudar na região.

Com a intensificação da concorrência entre as universidades na parte continental da China, algumas instituições estão envolvidas em uma disputa acirrada sobre os créditos, e assim, algumas universidades de Hong Kong estão atraindo estudantes talentosos da parte continental.

No entanto, a Universidade de Hong Kong diz que recebe mais alunos de fora apenas porque quer oferecer mais opções e oportunidades para os estudantes, ao invés de competir com as universidades da parte continental.

Fonte: CRI On Line

0 comentários:

Postar um comentário