domingo, 7 de março de 2010

Curiosidades da China

Domingo é dia de colocarmos algumas curiosidades da China no BLOG Mandarim. Veja o que te espera todo domingo de manhã...

CURIOSIDADES:

- As lojas não vendem boné verde. A expressão "chapéu verde" é sinônimo de corno, chifrudo! O Palmeiras não iria emplacar por lá.

- No inverno chinês, uma pedra de 2 kg arremessada de 5 metros de altura não quebra a camada de gelo de um rio congelado.

- A maioria dos nomes de países em mandarim se devem ao som da pronúncia nativa: Brasil é "Baxi", Espanha é "Xipanha", Itália é "Itali". Países mais "famosos", no entanto, seguem outra regra. Apenas uma sílaba seguida de GUO (que significa país mesmo): Alemanha é "De guo", França é "Fa guo", Inglaterra é "Yin guo".

- No intervalo dos jogos de futebol na TV, em vez de comentários, melhores momentos e análises, há uma colagem de replays que ficam se repetindo, com uma trilha de Rock n´ Roll ao fundo.

- Se o locutor não tem o que falar durante a transmissão ao vivo de futebol, ficam longos períodos em silêncio. Ouve-se apenas o ruído da torcida, da bola e os gritos dos jogadores.

- Uma refeição com refrigerante e sobremesa num bom restaurante de Pequim custa, no máximo, 15 reais por pessoa.

- A capital da China não tem relógios de rua, que registram a temperatura e a hora. No Rio de Janeiro, por exemplo, é muito comum.

- Não tente pagar 10% a um garçom na China. Ele não aceita. Não insista.

- Hoje em dia, é possível passear pela capital sem ver os telhados pontiagudos tradicionais da cultura oriental. Mas é impossível dar uma volta no quarteirão sem ver uma rede de fast-food ou uma loja multinacional de produtos esportivos.

- Casais se beijando nas ruas ainda são raridade. Na China antiga, a prática era inadmissível. Os ideogramas da palavra beijo derivam de outros dois símbolos: Boca + proibido.

Domingo que vem tem mais...

Fonte: Escola Mandarim

1 comentários:

Anônimo disse...

Gostei desse post hein, assim fica muito mais atraente e divertido. Voltarei mais vezes.

Postar um comentário