O fotógrafo francês de renome internacional, Marc Riboud, realizou uma retrospectiva de sua carreira no Museu de Arte de Shanghai este mês. Ele é conhecido na China pelas fotos que tirou sobre a vida dos chineses durante a era de Mao Zedong.
Com o título "Momento instintivo: a Retrospectiva de Marc Riboud", a exibição apresenta 118 fotos preciosas, a maioria em preto e branco e amplamente reconhecidas na área de fotografia internacional. Algumas fotos coloridas tiradas nos últimos anos também foram apresentadas na exposição.
Nascido em 1923, em Lyon, na França, Riboud ganhou do pai a sua primeira câmera, uma Kodak, quando tinha 14 anos e, desde então, é apaixonado pela fotografia. Ele viajou por todo o mundo entre 1955 e 1986 e tirou diversas fotos impressivas no Extremo Oriente, Índia, Ex-União Soviética e China.
Na década de 1950, Riboud foi um dos poucos fotógrafos europeus que vieram tirar fotos sobre a Nova China, e muitos chineses estão familiarizados com as fotos tiradas por Riboud naquele período. Ele também visitou a China várias vezes na década de 1990 e tirou fotos que refletem a mudança da sociedade após a aplicação da política de Reforma e Abertura do país.
Como parte da retrospectiva, a exposição ainda mostrou algumas obras que nunca tinham sido apresentadas ao público. "Isso ofereceu uma oportunidade exclusiva aos espectadores de conhecerem melhor esse mestre de fotografia", disse Li Ning, responsável pelo Museu de Arte de Shanghai.
A exposição ainda será exibida de abril a junho, em Beijing, no Museu de Arte da Academia Central de Belas Artes.
Fonte: CRI On Line
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário