sexta-feira, 9 de abril de 2010

Dia Qing Ming, uma das festas tradicionais mais importantes da China - Parte 01

As festas procedem dos mitos ou vice-versa. Os mitos geram as festas. Isto ocorre em todos os países. A China não é uma excepção. Num país de civilização milenar como a China, todas as festas, sobretudo as tradicionais, têm origem em tradições antiquíssimas ou lendas belas e comoventes. O Dia Qing Ming, que cai anualmente no dia 4 ou dia 5 de abril, é uma delas.



Devem perceber logo que não se utiliza a palavra Festa e em vez desta se utiliza Dia. Os chineses costumem chamar quase todas as datas que merecem a comemoração como Jie, isto é Festa, na tradução literal, por isso, a data que se apresenta hoje chama-se em chinês Qing Ming Jie, que significa na tradução literal, Festa de Qing Ming, ou Festa da Claridade. Mas, a data não é uma festa comemorada com cantos e danças, e muito longe disso, é comemorada sempre com certa tristeza e com saudades para os entes queridos falecidos. De fato, é o Dia de Finados da China ou Dia Qing Ming.

"Chove sempre na temporada de Qing Ming,

As pessoas, a caminho, têm vontade de morrer.

Pergunta onde fica a taberna,

E o menino-pastor indica a aldeia de Xing Hua".


Estes versos escritos por Du Mu, famoso peota chinês do século 9, descreve o ambiente e o sentimento humano tradicional nesta data.

Qing Ming é uma das 24 seções, ou temporadas, que se divide o ano agrícola chinês pelo calendário lunar. A tradução literal do termo seria a "luz pura" ou "claridade". Neste período, isto é, fins de fevereiro do calendário lunar, coincidindo com o fim de março e o início de abril do calendário solar, costuma-se chover na maior parte da China, a temperatura começa a subir depois de um inverno rigoroso, as sementes germinam, as plantas voltam a brotar e os agricultores retomam os cultivos, razão pela qual a data se chama também de Dia dos Trabalhos Agrícolas.



Consta que a data começou a ser comemorada no Período da Primavera e Outono, desde 607 a 476 anos antes de nossa era, em memória da personalidade Jie Zitui. Nesse período histórico, existiam vários reinos no território que veio compor a China, um dos quais era o reino Jin, na atual província de Shanxi. Como se apaixonava pela cuncubina Li Ji e queria passar o trono ao filho que teve com ela, o rei do Jin obrigou o primogênito Shen Sheng a suicidar-se. Diante disto, o irmão mais novo deste, Chong Er, fugiu do país. Quando se encontrava exilado no exterior, Jie Zitui, um fiel seguidor seu que o acompanhava, cortou a carne do próprio corpo para que Chong Er não morresse de fome. 19 anos depois, quando Chong Er voltou ao reino Jin e subiu ao trono, Jie Zitui, sem ocupar cargos importantes nem as mordomias palacianas, continuava levando uma vida muito simples.

Continua...

Fonte: CRI On Line

0 comentários:

Postar um comentário