sexta-feira, 9 de abril de 2010

Dia Qing Ming, uma das festas tradicionais mais importantes da China - Parte 02



Lembrado por alguém da ausência de Jie Zitui, o rei Chong Er, lamentando seu esquecimento, mandou imediatamente uma pessoa convidá-lo a fim de autorizar-lhe uma grande honra. Jie Zitui, porém, recusou o convite. Chong Er não teve outra solução senão ir convidá-lo pessoalmente. Quando chegou à casa de Jie Zitui, este tinha ido viver com sua mãe na serra Mian, que se situa na região que é hoje a província de Shanxi, norte do país. Então, Chong Er mandou soldados para procurá-los nas montanhas, mas foi tudo inútil. Alguém disse ao rei: "Jie Zitui é um bom filho, se botar fogo na serra, ele terá de sair junto com a mãe". Chong Er aceitou a sugestão e ordenou que incendiasse a serra. Ardendo durante três dias, o fogo tornou em cinzas aquelas montanhas verdes. Mesmo assim, Jie Zitui não apareceu. Acabado o fogo, foram encontrados os cadáveres de Jie Zitui e sua mãe de baixo num salgueiro queimado. Muito triste, o rei Chong Er mandou construir um templo em sua meomoria, além de ter mudado o nome da serra Mian para Jie.



A partir de então, no dia da morte de Jie Zitui, um dia antes do início da temporada de Qing Ming, era proibido o fogo em todo o país e todos comiam comidas frias, por isso, a data é chamada de Dia de Comida Fria. Admirando as nobres virtudes de Jie Zitui, o povo, especialmente, da província de Shanxi, penturava na porta, um galho de salgueiro e um biscoito em forma de andorinha para comemorar Jie Zitui.

Depois da fundação da República Popular da China, a data assumiu novas características. Pela passagem do Dia Qing Ming, o povo costuma ir a tumba dos queridos falecidos, e também visitar as tumbas dos mártires ou personalidades que fizeram contribuições para o país. E por ocasião do Dia Qing Ming, dá-se a passagem do inverno à primavera. As frequentes chuvas que caem nesse período favorecem a arborização. Todos os anos, por volta dessa data, pessoas de todos os setores sociais participam da campanha de arborização.

Fonte: CRI On Line

0 comentários:

Postar um comentário