segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dica de Turismo: Cataratas de Hukou no Rio Amarelo - Pt 01

Visto de cima, o Rio Amarelo, considerado o Rio Mãe da nação chinesa, parece um enorme dragão voador. Ele cruza o Planalto de Loess, no noroeste do país, serpenteando pelo Vale Qinjin. Ao chegar em Hukou, na província de Shanxi, o rio, que chega a ter 400 metros de largura em alguns trechos, passa a medir apenas 40 metros de largura. E ali nasce um conjunto de cataratas em forma de casco de cavalo. A seguir, vamos conhecer as imponentes cataratas de Hukou.



O parque turístico das cataratas de Hukou tem uma área total de 100 quilômetros quadrados. A principal cachoeira tem mais de 30 metros de altura, e as águas, ao despencarem pelo ar, produzem um barulho que pode ser ouvido à distância. Esta é a maior queda d'água no Rio de Amarelo.

As cataratas de Hukou ficam exatamente na divisa entre as províncias de Shanxi e Shaanxi. A leste fica o distrito de Jixian, na província de Shanxi. A oeste, o distrito de Yichua, em Shaanxi. É ali que o Rio se encontra com um enorme precipício. Por causa das formações rochosas, a foz fica estreita, como a boca de bule. E é daí que surge o nome das cataratas. Hukou significa boca de bule em chinês. Quem está fora do parque turístico, já pode ouvir os ruídos ensurdecedores da água que se choca com as rochas.

Continua...

Fonte: CRI On Line

0 comentários:

Postar um comentário