É do Rio Amarelo que a maioria dos moradores locais tira o sustento da família. São trabalhadores, singelos e generosos. No céu do Planalto de Loess, flutuam constantemente os longos e sonoros cantos dos habitantes. Os turistas mais sortudos também podem apreciar ali as calorosas apresentações de tambor dos camponeses.
O Sr. Zhang, de 58 anos de idade, é um desses camponeses locais. Nos bons dias, os visitantes podem encontrar o Zhang na zona turística das cataratas de Hukou. Ele está sempre vestido com as roupas folclóricas e oferece serviços de fotografia aos turistas. E está sempre com o seu companheiro, um burro que leva um pano multicolorido nas costas. E quando está muito contente, ele gosta de cantar uma canção Xintianyou, um famoso estilo musical da região.
Além das cachoeiras, ainda há outros pontos turísticos espalhados pelo parque. Vamos agora conhecer um desses pontos, o Monte Mengmen, que fica ao sul das cataratas.
Mengmen ficou famoso por causa de uma lenda chinesa muito antiga. Essa lenda diz que, na antiguidade, um funcionário regional foi chamado pelo imperador para ir até a capital. Ele viajava pelo Rio Amarelo de barco e, quando chegou ao sopé do Monte Mentmen, ancorou o barco, pois já estava anoitecendo. À noite, ele subiu o Monte para apreciar a paisagem do Rio Amarelo. De lá, ele viu uma lua cheia, redonda e brilhante, que flutuava sobre o Rio e projetava sua sombra no meio das águas, ora clara ora indefinida. Ele ficou apaixonado pela paisagem e, nessa noite, também sonhou com a lua cheia, brilhante. No dia seguinte, ele contou ao companheiro sobre o sonho. O amigo disse que esse sonho era muito auspicioso, que significava boa fortuna na carreira. Realmente, quando chegou à capital, o funcionário foi promovido. Na volta, ele retornou ao Monte e escreveu quatro caracteres numa rocha gigante: "Wozhenkuangliu", que significam algo como "águas torrenciais que entram nos sonhos". Todos que passassem pelo Monte Mentmen, daquele dia em diante, poderiam apreciar a sua caligrafia. Até hoje, quando o nível da água baixa, ainda se pode ver os quatro caracteres escritos em vermelho.
Para explorar ainda mais os recursos turísticos das cataratas de Hukou, o departamento turístico regional promove anualmente o "Mês do Rafting nas Cataratas de Hukou". A iniciativa reúne pessoas de todo o país para a prática de esportes como, por exemplo, andar sobre fios de aço no céu, rafting em bote com cabine fechada, e bungee Jumping na ponte do Rio Amarelo. Durante o período, muitos visitantes vêm a Hukou para apreciar essas e outras apresentações.
Fonte: CRI
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário