Mostra no Instituto de Artes da Unesp apresenta instrumentos, técnicas e a história do teatro de sombras da China, arte milenar da tradição popular considerada a origem do cinema de filmes de movimento e fala.
O tradicional teatro de sombras da China, uma forma de arte com mais de 2.000 anos, sobrevive e ainda é praticada e admirada. Parte do seu acervo estará exposta, a partir do dia 20 de maio de 2010, no Instituto de Artes da Unesp, na mostra A Tradicional Arte do Teatro de Sombras da China.
A exposição apresentará a magia da arte do teatro de sombras, considerado um patrimônio da China, com sua história, as categorias em que se divide, os instrumentos e as técnicas que utiliza, além de mostrar a produção de fantoches.
De acordo com registros históricos, o teatro de sombras, em sua forma mais rudimentar, apareceu primeiramente na Dinastia Han (206 a.C. – 220 d.C.), com o imperador Wu Ti. É encarado, do ponto de vista de sua forma teatral, como a origem do cinema de filmes de movimento e fala. Trata-se da mais antiga combinação de imagem e ação na arte de contar histórias. Hoje, é a única forma artística a combinar a tradição da arte popular com a dos papéis recortados, capturando os elementos básicos do entretenimento popular folclórico da China. Suas personagens são estruturadas de forma bidimensional, formato único no mundo.
A exposição está dividida entre painéis com imagens, contendo tanto informações sobre a confecção dos bonecos como descrições da cultura chinesa, e materiais utilizados durante o processo de feitura das marionetes, como espátulas, tintas, pincéis, instrumentos musicais e outros elementos.
O conjunto das imagens, com textos explicativos, é formado por animais, plantas, vestimentas, móveis e desenhos faciais, além de personagens masculinas e femininas da cultura chinesa.
A exposição terá um caráter educativo e didático. O visitante poderá conhecer as lendas, a história da mitologia chinesa e o processo de confecção das peças, a partir de cortes de couro de animais como o burro e o búfalo, e assistir uma simulação do teatro de sombras, com suas animações que encantam pela riqueza e perfeição dos detalhes.
Além disso, haverá apresentações de 15 minutos para alunos de escolas públicas já convidadas, assim como visitas monitoradas à exposição. "O Instituto Confúcio vai disponibilizar ônibus e lanches para esses alunos", contou o diretor da instituição, professor Luiz Paulino.
A mostra A Tradicional Arte do Teatro de Sombras da China é fruto de uma parceria entre o Instituto Confúcio na Unesp, e a Embaixada da República Popular da China no Brasil, e tem o apoio do Instituto de Artes da Unesp e o patrocínio do Banco Santander. A exposição já foi apresentada na Coreia do Sul e, no Brasil, em Brasília e Fortaleza. Segundo destacou o conselheiro cultural da Embaixada, Shu Jianping, "Fortaleza e São Paulo são as únicas cidades a receber a exposição completa. Nos outros locais foram mostradas apenas partes dela.".
Mais informações
Exposição A Tradicional Arte do Teatro de Sombras da China, no Instituto de Artes da Unesp, localizado à Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, São Paulo (em frente ao Terminal Rodoviário da Barra Funda, do lado da Avenida Marquês de São Vicente).
Em cartaz de 20 de maio a 12 de junho, de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h. Entrada franca e estacionamento gratuito no local.
Fonte: CBCDE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário