Dezessete cidades históricas do mundo lançaram sábado uma declaração para anunciar o estabelecimento de uma aliança para a proteção de seus patrimônios culturais.
Os prefeitos e representantes que assistiram ao segundo fórum temático da Expo Mundial de Shanghai apoiaram a proposta feita pelo governo municipal de Suzhou que visa estabelecer uma aliança, e divulgaram conjuntamente a Declaração para o Estabelecimento da Aliança de Cidades Históricas -- Suzhou Outlook.
Os representantes reconheceram que as cidades históricas em todos os países e regiões têm seus próprios patrimônios culturais únicos, que são tesouros preciosos pertencentes não somente a todos os países, mas também a toda a humanidade, segundo a declaração.
Graças às mudanças na história e às influências das atividades humanas, muitos recursos culturais experimentaram a corrosão do tempo ou danos causados pelos próprios humanos, e alguns ainda exigem a proteção de cidades históricas, anotou a declaração.
A aliança pede mais esforços para preservar a dignidade de patrimônios culturais, manter as características regionais e respeitar as tradições nacionais, além de promover a comunicação e cooperação entre as cidades históricas.
As 17 cidades incluem as cidades chinesas de Beijing, Shanghai, Hangzhou, Xi'an, Luoyang, Yangzhou, Suzhou e a Região Administrativa Especial de Macau, e outras estrangeiras como Bologna e Venice da Itália, Barcelona da Espanha, Cidade do México, Nairobi do Quênia, Cairo do Egito, Liverpool do Reino Unido, Konstanz da Alemanha e Pondicherry da Índia.
O fórum atraiu cerca de 800 participantes de cerca de 20 países e regiões, além de organizações internacionais, a fim de discutir o valor dos patrimônios culturais de um país em meio ao renascimento urbano.
Fonte: Agência Xinhua
domingo, 13 de junho de 2010
Dezessete cidades históricas globais estabelecem aliança para proteger patrimônio cultural
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário