domingo, 13 de junho de 2010

Pintura a óleo na China - Parte 2



Os primeiros artistas chineses que pintavam a óleo passara a dominar a técnica. Sem nenhum obstáculo, a inspiração era determinada pela necessidade do negócio ou gostos pessoais, e os clientes eram geralmente europeus. Todas as obras de Guan Qiaochang foram vendidas para a Europa.

Seguindo a trajetória desses artistas, outra grande quantidade de jovens pintores, preocupados com a decadência da pintura tradicional chinesa, passaram a se empenhar na renovação da arte oriental, introduzindo a técnica da pintura a óleo em suas obras. Xu Beihong, iniciador e praticante da corrente, dedicou toda sua vida a essa exploração e contribuiu enormemente para o ensino desta modalidade da arte plástica.



Xu estudou na França em 1919 e logo depois foi à Alemanha e Bélgica para enriquecer seus conhecimentos sobre croquis, pintura a óleo e história das artes plásticas da Europa. Regressou à China em 1927 e desempenhou, sucessivamente, os cargos de decano da Faculdade de Belas Artes do Instituto de Artes Nanguo de Shanghai, professor da Faculdade de Artes da Universidade Central de China, reitor do Instituto de Artes da Universidade de Beiping e reitor da Escola Especializada de Artes de Beiping.



Após a fundação da Nova China em 1949, assumiu as funções de presidente da Associação Nacional de Trabalhadores de Belas Artes (hoje Associação de Artistas da China) e reitor da Academia Central de Belas Artes da China. Xu introduziu o estilo realista em sua prática artística, criando uma série de obras baseadas em temas históricos, como Os 500 Súbditos de Tian Heng e Som da Flauta Chinesa, que elogiam o espírito nacional e retratam o forte desejo popular pela "espera de um líder sábio e sensato". Apesar de suas obras geralmente refletirem a história chinesa, o artista adotou o estilo francês para interpretá-la. Foi um personagem que abriu um novo horizonte para a pintura a óleo na China.

Continua...

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