sexta-feira, 25 de junho de 2010

Pintura a óleo na China - Parte 4

Durante a Grande Revolução Cultural (1966-1976), os pintores chineses começaram a utilizar cores brilhantes, principalmente o vermelho, para ressaltar no frontal a grande figura do heroi. Destacaram-se algumas obras de excelente qualidade, como Presidente Mao no caminho a Anyuan, de Liu Chunhua, uma criação exemplar que foi reproduzida em muitos lugares. Em 1995 o quadro foi vendido pela China Guardian Co. Ltd. por 6,05 milhões de yuans, preço recorde na oferta de objetos artísticos no país.



No final dos anos 1970, os pintores passaram a enxergar a realidade como assunto de composição e a tratar temas rurais com as técnicas do super-realismo. Pai, de Luo Zhongli, e O Tíbete em série, de Chen Danqing, foram as obras mais representativas desse período.



Luo Zhongli foi admitido em 1978 pela Faculdade de Pintura a Óleo da Academia de Belas Artes de Sichuan. Já no segundo ano de estudos se destacou pela obra Pai, peça de super-realismo, que ganhou o primeiro prêmio na II Exposição Nacional de Belas Artes da Juventude. Hoje, o objeto faz parte da coleção da Galeria Nacional de Belas Artes. Nela o artista descreve a figura de um velho e simples camponês com um pano na cabeça. A utilização do super-realismo dá mais vitalidade e autenticidade à pintura: um pai laborioso com rugas no rosto, típico aldeão chinês que entra num lugar repleto de visitantes. O humanismo que a obra revela é muito diferente do heroísmo das figuras da época da Grande Revolução Cultural, frequentemente refletida pela arte. Esta pintura, caracterizada pelo realismo e temas referentes à vida popular, marcou um novo período para a arte no país.



Além do Pai, existe outro conjunto de obras famosas, também consideradas pilares na história moderna das belas artes: O Tibete em série (1980), criadas por Chen Danqing. Antes de começar o trabalho, o pintor viajou ao Tibete em duas ocasiões, onde permaneceu durante o verão e o inverno, com o propósito de enriquecer seus conhecimentos sobre a vida no planalto. A série contém seis pinturas que retratam de maneira delicada a vida cotidiana dos tibetanos. O ambiente rústico e honesto dos habitantes da região conseguiu atrair fortemente os visitantes.

Continua...

Fonte: CRI On Line

0 comentários:

Postar um comentário