quinta-feira, 1 de julho de 2010

Google na China é parcialmente bloquado

Google anunciou nesta quarta-feira (30) que sua ferramenta de buscas estava parcialmente bloqueada na China, onde sua licença de operações acaba de expirar, apesar de os usuários ainda terem acesso a alguns serviços, como o Gmail.



Um indicador de disponibilidade de seus serviços, colocados on-line, revelava uma nova restrição no aesso ao motor de busca entre terça e quarta.

Na véspera, o Google anunciou sua intenção de mudar de estratégia na China e deixar de desviar os internautas para seu site de Hong Kong como está fazendo desde o início do ano para escapar da censura chinesa.

"Nos próximos dias, cessaremos por completo o desvo (de internautas) e receberemos nossos clientes chineses em uma nova página", afirmou o vice-presidente do Google, David Drummong, no blog oficial da empresa, sem precisar se o grupo se submeterá de novo à censura na China.

Esta decisão se explica pela expiração neste 30 de junho da licença concedida ao Google para operar na China continental.

"Se continuramos desviando os usuários, nossa licença ICP (Internet Content Provider) não será renovada e sem esta licença, não poderemos operar num site comercial como o Google.ch; isso significa que o Google ficará às escuras na China", explicou.

Esta nova página Google.cn, que oferece um link com o portal do Google Hong Kong, permitirá "aos que o utilizam fazer buscas na internet ou continuar utilizando os serviços do Google.cn como a música ou a tradução sem filtros", afirmou Drummond.

Fonte: Click 21

0 comentários:

Postar um comentário