
O Museu Particular de Pauzinhos localiza-se na Rua de Cultura Duolun, em Shanghai. Apesar de não ter uma área grande, é justamente o único lugar no país que exibe a cultura dos pauzinhos. O dono do museu, Lan Xiang, tem 80 anos de idade e iniciou sua coleção de pauzinhos na década de 70 do século passado. Hoje, ele possui mais de 2 mil pares de pauzinhos feitos de diversos materiais como bambu, madeira, ouro, prata, jade, osso animal, etc. A peça mais antiga é da dinastia Tang (618-907) da China. Aliás, também fazem parte da coleção, pauzinhos do Japão, Tailândia, República Popular Democrática da Coreia e de outros países. Com isso, o idoso é considerado o "Colecionador de Pauzinhos Nº1 da China".

Todos sabem que os pauzinhos foram inventados pelos chineses, mas você sabe quando foram inventados? Segundo a investigação de Lan Xiang, o registro em escrita mais antigo sobre os pauzinhos surgiu na dinastia Shang (1600-1046 a.C.). Ele disse:
"Os registros na história apresentam e seguinte frase: 'O Rei Zhou começou a usar os pauzinhos de marfim, e Ji Zi considerou como um mau sinal para o país.' Essa frase indica que o Rei Zhou foi a primeira pessoa que usou os pauzinhos de marfim. Zhou é o último rei da dinastia Shang. Então, podemos saber que, na China, os pauzinhos de marfim já existem há 3.100 anos."
Esse é o registro mais antigo sobre os pauzinhos. Porém, o uso de pauzinhos já data aproximadamente 5 mil anos. Naquela época, os antepassados chineses cozinhavam carnes em vasos de cerâmica. Se pegassem comidas com as mãos, se queimariam com a água quente. Por isso, no princípio, os antepassados chineses usavam um ramo de árvore para pegar a comida e gradualmente, passaram a utilizar dois ramos iguais. Assim teve início o uso dos pauzinhos.

Continua...
Fonte: CRI On Line
0 comentários:
Postar um comentário