sábado, 16 de outubro de 2010

Dica de Turismo: Museu Particular de Pauzinhos em Shanghai - Parte 01 / 02

Ao se falar da China, muita gente pensa imediatamente na culinária chinesa, e ao mencionar a culinária chinesa, é fácil pensar nos pauzinhos, ou Kuai Zi, seu nome em chinês. Os chineses usam pauzinhos para comer há milhares de anos. Em qualquer lugar do mundo onde vivem chineses, lá estão os pauzinhos, que já se tornaram os representantes da cultura chinesa. Hoje, vamos visitar um museu particular de pauzinhos para conhecer a história desse artigo chinês.



O Museu Particular de Pauzinhos localiza-se na Rua de Cultura Duolun, em Shanghai. Apesar de não ter uma área grande, é justamente o único lugar no país que exibe a cultura dos pauzinhos. O dono do museu, Lan Xiang, tem 80 anos de idade e iniciou sua coleção de pauzinhos na década de 70 do século passado. Hoje, ele possui mais de 2 mil pares de pauzinhos feitos de diversos materiais como bambu, madeira, ouro, prata, jade, osso animal, etc. A peça mais antiga é da dinastia Tang (618-907) da China. Aliás, também fazem parte da coleção, pauzinhos do Japão, Tailândia, República Popular Democrática da Coreia e de outros países. Com isso, o idoso é considerado o "Colecionador de Pauzinhos Nº1 da China".



Todos sabem que os pauzinhos foram inventados pelos chineses, mas você sabe quando foram inventados? Segundo a investigação de Lan Xiang, o registro em escrita mais antigo sobre os pauzinhos surgiu na dinastia Shang (1600-1046 a.C.). Ele disse:

"Os registros na história apresentam e seguinte frase: 'O Rei Zhou começou a usar os pauzinhos de marfim, e Ji Zi considerou como um mau sinal para o país.' Essa frase indica que o Rei Zhou foi a primeira pessoa que usou os pauzinhos de marfim. Zhou é o último rei da dinastia Shang. Então, podemos saber que, na China, os pauzinhos de marfim já existem há 3.100 anos."

Esse é o registro mais antigo sobre os pauzinhos. Porém, o uso de pauzinhos já data aproximadamente 5 mil anos. Naquela época, os antepassados chineses cozinhavam carnes em vasos de cerâmica. Se pegassem comidas com as mãos, se queimariam com a água quente. Por isso, no princípio, os antepassados chineses usavam um ramo de árvore para pegar a comida e gradualmente, passaram a utilizar dois ramos iguais. Assim teve início o uso dos pauzinhos.



Continua...

Fonte: CRI On Line

0 comentários:

Postar um comentário