domingo, 17 de outubro de 2010

Dica de Turismo: Museu Particular de Pauzinhos em Shanghai - Parte 02 / 02

Em 1978, Lan Xiang leu esta reportagem no jornal e ficou inspirado. Ele achou que os pauzinhos eram mais do que uma ferramenta para comer e possuiam um alto valor cultural e de significado internacional. Daí, ele começou a se dedicar concentradamente à coleção de pauzinhos. Em seu museu particular, Lan Xiang nos mostrou algumas coleções raras. A primeira era um tubo estreito de cloisoné. No exterior, estão os caracteres de línguas manchu e mongol. Na extremida superior, há uma tampa, e na extremidade inferior, há um pingente de jade. Ao abrir a tampa, há uma faca e um par de pauzinhos ligados por uma corrente fina de prata. Ao desfazer a corrente, há dois palitos escondidos no interior de cada pauzinho. Lan explicou:



"Este trabalho é da dinastia Qing. Antigamente, os manchus e mongóis não usavam pauzinhos na refeição, mas usavam a faca pois eram nômades. Quando os manchus criaram a dinastia Qing e ocuparam a cidade de Beijing, entenderam que o uso da faca na refeição era uma imagem bárbara para os hans. Por isso, estes encontraram uma solução, deixando os pauzinhos e a faca juntos. A faca foi mantida só para lembrar os costumes dos antepassados, enquanto os pauzinhos eram usados nas refeições."



Outro modelo de pauzinhos usado por nobres da etnia mongol é ainda mais complicado. Ele consiste em um tubo coberto por pele de tubarão, de 30 centímetros de comprimento e 5 centímetros de diâmetro. Nele, são guardados dois pares de pauzinhos, dois garfos, duas colheres, uma faca, uma pinça, além de dois pratos e duas tacinhas de vinho. O tubo pode ser atado nas costas do cavalo. As pradarias da Mongólia Interior são vastas e escassamente povoadas. Às vezes, não se encontra nem uma família em cem quilômetros. Esse utensílio resolve a dificuldade de fazer refeição nas pradarias.



Além da coleção, Lan Xiang também se dedica aos estudos. Ele escreveu seis livros sobre os pauzinhos. Segundo ele, os pauzinhos têm significado auspicioso. Eles simbolizam o amor feliz. Lan disse:

"Um par de pauzinhos nunca se separa. Nos casamentos na antiguidade chinesa, os pauzinhos faziam parte dos dotes da noiva. Aliás, o nome chinês dos pauzinhos é Kuai Zi, muito parecido com ter filho rápido, também um bom significado."

Fonte: CRI On Line

0 comentários:

Postar um comentário