sábado, 4 de dezembro de 2010

Saboreando o chá no Museu de Chá da China - Parte 01

Em, Hangzhou, capital da província de Zhejiang, no leste do país, partindo do Lago Oeste, famoso ponto turístico, e seguindo mais ao oeste, encontra-se uma horta de chá. No meio dela, existe uma construção com teto vermelho e parede branca. Esse é o destino da nossa viagem, o Museu de Chá da China. Abaixo está a apresentação do diretor, Wang Jianrong:

"O Museu de Chá da China foi aberto ao público em 1991. Aqui, apresentam-se a história e a cultura relacionadas ao chá, a importância do chá para a saúde, as espécies chinesas de chá, e outras coisas. Organizamos também exposições temporárias. Atualmente, temos uma exibição sobre bules de cerâmica violeta. Todos os anos, o nosso museu atende cerca de 500 mil visitantes, dos quais 60 a 70 mil são estrangeiros. O chá é o tesouro da China e representante da cultura chinesa, por isso, é admirado por estrangeiros."



Logo que entram na porta do Museu, os visitantes são atraídos imediatamente por um caminho. Nele, estão incrustados 100 tipos de chá, ou de nomes de chá, gravados nas obras antigas, como em inscrições em lápide, modelo caligráfico, esculturas nas rochas. Uma atmosfera cultural forte envolve os visitantes.

No fim do caminho, estão as salas de exposição do Museu. Em toda a exibição, a parte relacionada à cultura é a mais procurada e também a elite de exposição. Wang Jianrong apresentou:

"O nosso museu quer recontar a história. Como por exemplo, explicar como as pessoas tomavam o chá no passado, como o chá foi descoberto e outras questões. A China é a origem do chá. Muitas espécies de chá nos outros lugares são transportadas da China. Podemos dizer que a China deu a maior contribuição ao mundo nesta área."



Folclores das diversas regiões da China a respeito do chá são a parte mais interessante da exposição. O Museu transmite várias cenas da vida cotidiana do povo chinês, como tibetanos produzindo o chá com nata em casa, sob uma imitação de árvore de chá, pessoas da etnia dai na província de Yunnan assando as folhas de chá, pessoas tomando a bebida em casas de chá estabelecidas à beira do rio, estandartes flutuando ao vento em frente à loja de chá do fim de século XIX.

Continua...

Fonte: CRI On Line

0 comentários:

Postar um comentário