domingo, 5 de dezembro de 2010

Saboreando o chá no Museu de Chá da China - Parte 02

No Museu, podemos ainda apreciar as apresentações do preparo do chá, feitas por senhoritas do chá. O aroma profundo da bebida e o gesto elegante das meninas provocam uma sensação agradável tanto visual como olfativa. Muitos visitantes gostam de sentir e escolher um tipo de chá reservado no Museu, pedindo à menina preparar para eles. O repórter da CRI escolheu Dahongpao, um tipo de chá oolong. A menina rapidamente começou a preparar. Ao mesmo tempo que lavava a chávena e fazia a infusão de folhas, ela deu ao repórter algumas dicas de infusão.



"Dahongpao pertence ao chá oolong, cuja característica é folhas mais grossas e velhas em comparação com o chá verde. Por isso, exige uma temperatura mais alta da água no preparo. Primeiro, aqueço o chá até fervura, depois, o infundo. A degustação de chá tem três processos. Primeiro, ver a cor, depois, sentir o aroma, e no final, provar o gosto."

Depois de saborear o chá, continuamos a visita. Na próxima zona, estão exibidas mais de 300 amostras de seis espécies da bebida, chá verde, chá vermelho, chá oolong, chá branco, chá amarelo e chá preto. Usando o fone e apertando o botão ao lado da amostra, pode-se ouvir a apresentação sobre cada uma.

O Museu ainda tem uma horta de chá aberta onde se plantam 100 espécies de árvores de chá. Existe uma grande diferença entre as plantas, alguns arbustos baixos são comuns, outras, porém, são altas e grandes. Na época de colheita, há apresentações de produção de chá na própria horta, para que os visitantes tenham um conhecimento completo sobre a bebida.



O Museu também abre cursos de preparo de chá para visitantes com duração de um período ou de um dia inteiro. O diretor Wang Jianrong disse que, com o aumento de padrão de vida nos últimos anos, a estrutura de participantes do curso muda gradualmente.

"Antigamente, quem participava do curso eram pessoas que buscavam trabalho na casa de chá ou tinham negócios na área. Mas, nos últimos anos, pessoas de todos os setores gostam de enriquecer o conhecimento. Isso é uma grande mudança."

Fonte: CRI On Line

0 comentários:

Postar um comentário