Depois de 16 dias de festa, a cidade chinesa de Guangzhou dá adeus aos Jogos Asiáticos. A cerimônia de encerramento da 16ª edição do evento contou com importantes presenças, como a de Liu Yandong, conselheira de Estado e membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, e de Sheikh Talal Al-Fahad Al-Ahmed Al Sabah, presidente do Comitê Olímpico Asiático.
O evento foi aberto por um coro infantil que interpretou uma tradicional canção de Guangdong para crianças. Diferente da cerimônia de abertura, na de encerramento o tom foi dado por shows de música e dança que contagiaram os presentes. Artistas de toda a Ásia mostraram hábitos, costumes e belezas de todos os países e regiões do continente.
Vinte mil espectadores não puderam resistir ao som da música animada, curtindo, com os artistas, o leque de atrações. Nem o anúncio do fim da festa fez com que eles deixassem o estádio, ávidos por registrar todos os momentos na máquina fotográfica e na memória.
Após os shows, foi a vez do presidente do Comitê Olímpico Asiático, Sheikh Talal Al-Fahad Al-Ahmed Al Sabah, fazer um discurso para selar o fim da 16ª edição dos Jogos Asiáticos. Ele destacou o sucesso do evento e disse que ele será guardado na história da competição "como um tesouro". Ele agradeceu ainda o apoio do governo e da sociedade chinesa e de todos os amigos que contribuíram com o sucesso dos jogos. Ele disse em seu discurso:
"Agradeço a todos os atletas, funcionários técnicos, oficiais das delegações e a todos os participantes. O talento deles, performance e entusiasmo pelo esporte é elogiável. O moral esportivo e espírito de grupo desses atletas é contagiante e faz com que acreditemos que tudo é possível. De volta a seus países, esperamos que vocês continuem desenvolvendo o espírito dos Jogos Asiáticos, a amizade, tolerância e a compreensão."
Após o discurso, Sheikh Talal Al-Fahad Al-Ahmed Al Saba deu por encerrada a 16ª edição dos Jogos Asiáticos. Após a transferência da tocha e da bandeira do Comitê Olímpico Asiático da cidade de Guangzhou para a cidade sul-coreana de Inchon, a pira foi apagada.
Mesmo com seu fim, os Jogos Asiáticos de Guangzhou serão lembrados para sempre. Esta foi a edição de maior envergadura da história da competição. Trinta e seis países e regiões conquistaram medalhas nas 42 modalidades disputadas. Todos os atletas demonstraram espírito esportivo e emocionaram o continente.
Os atletas que dão adeus à Guangzhou também não conseguem esconderem a emoção. Farhan Mehboob, integrante da equipe de hóquei do Paquistão, disse à reportagem: "Guangzhou é uma cidade maravilhosa e estou muito contente por ter competido aqui. A China é um país grandioso e as pessoas são muito simpáticas. Aproveitei tudo de Guangzhou e vou lembrar para sempre dos dias que vivi aqui."
Fonte: CRI On Line
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário