quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Dica de Turismo: "As belezas Xiao Liuqiu, a incrível ilha chinesa de corais"


Xiao Liuqiu, única ilha de corais das 14 que cercam Taiwan, carrega o apelido de "Pérola do Mar". Sem exploração excessiva, o lugar preserva sua preciosa flora e fauna, na qual se destacam tartarugas verdes (Chelonia Mydas), estrelas do mar e ostras, facilmente encontradas na praia.

Nos 6,8 quilômetros quadrados de área de Xiao Liuqiu vivem 6 mil pessoas. O número modesto de habitantes faz com que a ilha se mantenha tranquila e quase primitiva. A viagem de barco do porto de Dong no condado de Pingtung para a ilha leva 30 minutos. O guia Xiao Long nos contou:

"Xiao Liuqiu é a única ilha de corais próxima a Taiwan. Existem apenas sete ilhas de corais com área superior a 6 quilômetros quadrados em todo o mundo. A formação dos recifes de corais é muito demorada. Aqui, os visitantes podem contemplar a água límpida do mar e as diversas espécies dos seres vivos."


O cenário turístico mais surpreendente é o pagode do mirante, de onde é possível avistar o mar decorado pelos recifes de corais. Como num quadro pintado a óleo, as cores clara e escura da água se fundem delicadamente. Perto da praia, os corais dividem as águas da superfície em diferentes tons coloridos. Se em meio a esse mar de belezas você encontrar uma tartaruga verde, comemore! Terá sorte e felicidade.

"Aqui, a água limpa nos permite avistar os recifes de corais e os rastros formados por eles no fundo do mar. Por se tratar de uma ilha de corais, a rocha dura foi preservada, a fraca, corroída, e o relevo que se formou virou uma espécie de caminho. Se tivermos sorte, podemos ver tartarugas marinhas nadando. Calcula-se que cerca de 130 tartarugas habitam as águas da região."

Xiao Liuqiu é considerado um museu marinho. A faixa compreendida entre as marés alta e baixa é considerada um observatório do ecossistema de Taiwan. Por causa da luz do sol e da água limpa, essa faixa é habitat de muitos seres vivos, entre eles estrelas e ouriços do mar. Em algumas ocasiões, o guia Xiao Long leva os turistas para nadar e conhecer a intimidade do lugar.


"Temos um ecossistema precioso no intervalo entre as marés alta e baixa. Nessa região podemos ver camarões, peixinhos, conchas, estrelas do mar e ouriços do mar. Depois de observar tudo com atenção, saímos com nossa consciência de proteção ambiental fortalecida. Xiao Liuqiu é um lugar santo para relaxar e conhecer a natureza."

Xiao Long, que nasceu em Kaohsiung, cidade no sul de Taiwan, optou por ser guia em Xiao Liuqiu e abriu mão de viver na cidade grande. Para ele, o melhor que a vida pode oferecer está na ilha: relações interpessoais verdadeiras, paisagem encantadora e diversão. Ele diz estar em Xiao Liuqiu para se entregar ao mar e sentir a felicidade de poder conviver com o amor e a família.

"Se tiver a oportunidade de ir a Xiao Liuqiu, relaxe e aproveite as belezas naturais e o conforto que a pequena ilha oferece. Um café, uma cadeira e a brisa suave bastam para assistir o tempo passar."

Fonte: CRI OnLine

0 comentários:

Postar um comentário