O Festival das Lanternas chinês, nesta quinta-feira (17), marcou o último dia do período de 15 dias em que se festeja o chamado Ano Novo Lunar no país.
O Festival das Lanternas é celebrado especialmente à noite, com lanternas ornamentais vermelhas expostas pelas ruas e crianças carregando os objetos em desfile.
Há também muitos fogos de artifício --há até a tradição de que ser atingido pelas fagulhas traz boa sorte--, atuação de mulher como imperatriz, jogo de adivinhação, dança do dragão e multidões passeando por distritos como de Qiamen, em Beijing.
O ano de 2011 é deedicado ao coelho - o sistema oriental segue um ciclo de 12 anos, cada um nomeado com um dos 12 animais do calendário.
Assim, houve também apresentações de atores fantasiados de coelhos, crianças usando "orelhas de coelho", carros alegóricos e grandes lanternas no formato de coelho.
Cada ano chinês começa em um dia diferente: 2011 iniciou em 3 de fevereiro, 2012 começará em 23 de janeiro. Apesar de ser conhecido como "lunar", o calendário chinês é baseado também no ciclo solar.
Fonte: Folha.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário