sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O Festival da Primavera - Pt 01/02

O Festival da Primavera é celebrado no primeiro dia de janeiro do calendário lunar chinês. Trata-se da maior e mais animada festa tradicional dos chineses. Seu nome se origina do fato de a data ser celebrada, precisamente, entre o final do inverno e o começo da primavera.


Os chineses cultuam muitos rituais em relação à festa. A partir de 23 de dezembro no calendário chinês, a população dá início aos preparativos. Durante esse período, é preciso fazer uma limpeza geral na casa, comprar mercadorias para a festa, pendurar nas paredes as pinturas de Ano Novo e os dísticos da primavera e, nas janelas, papéis recortados. Também é costume preparar o nian´gao (pastel feito com arroz glutinoso) e outras comidas típicas da ocasião, com o fim de despedir-se do ano velho e acolher o novo.


Na véspera do Festival da Primavera, todos os membros da família se reúnem para um jantar farto e batem papo até a madrugada, como que "velando o novo ano". Quando o sino toca à meia-noite, os chineses têm de comer os jiaozi (conhecidos no Brasil como guioza). No passado, o período entre as 23 horas e a 1 hora era chamado de zi. O instante da virada, às 24 horas em ponto, era conhecido por zizheng, momento de o ano velho dar lugar ao novo (geng sui, em chinês). A palavra jiaozi tem quase a mesma pronúncia de jiao e zi, em português "encontrar" e "hora", respectivamente. O costume de comer essa espécie de ravioli chinês à meia noite é descrito em chinês como "geng sui jiao zi" (substituição do ano pelas horas de zizheng). Por isso é que a comida da virada do ano chama-se jiaozi.


No primeiro dia do novo ano, todos costumam visitar os parentes e amigos e se cumprimentar pela data. Fazer visitas é um dos mais importantes programas durante o Festival da Primavera.

Continua...

Fonte: CRI On Line

0 comentários:

Postar um comentário