quarta-feira, 23 de março de 2011

"Guanyin de Mil Mãos" – tradição budista em um espetáculo de dança - Parte 02

"Tive uma angústia tão grande que nunca havia sentido. Fiquei desperado e finalmente consegui concluí-lo. Não queria repetir a façanha de outros nem o meu sucesso passado."


A nova coreografia relata uma lenda emocionante do budismo. Dizem que antigamente, o rei Miaozhuang tinha três filhas, Miaojin, Miaoyin e Miaoshan. Miaojin e Miaoyin moravam com os pais. Miaoshan se converteu ao budismo e vivia em um templo. O rei esperava que Miaoshan se casasse e que seu marido tomasse o trono. Porém, a princesa não seguiu a indicação do pai. O rei ficou muito zangado e mandou incendiar o templo onde Miaoshan morava. O incêndio também matou 500 monjes. Com o pecado imperdoável, o rei foi castigado. Ele ficou tão doente que nenhum remédio podia curá-lo. Três anos se passaram. Um dia, o rei ouviu dizer que sua doença poderia ser tratada com um remédio feito pelas mãos e olhos de suas filhas. Miaojin e Miaoyin não quiseram fazê-lo para socorrer o pai, mas Miaoshan ofereceu suas mãos e olhos. Finalmente, o rei melhorou. O céu ficou muito emocionado com a bondade de Miaoshan e a converteu na buda Guanyin de Mil Mãos e Mil Olhos.


O espetáculo de Zhang Jigang, que inclui o enredo e vários traços de dança, já encantou muitas pessoas com os efeitos visuais e sonoros realizados pelos dançarinos. Após assistir uma apresentação, um espectador disse que o espetáculo não tem paralelo.

"A técnica apresentada pelos dançarinos já superou a expectativa. O espetáculo Guanyin de Mil Mãos representa a beleza da coreografia chinesa. Estamos muito contentes com o fato de que essa maravilha seja apresentada para o mundo."

Fonte: CRI On Line

0 comentários:

Postar um comentário