Sem garantias de instalar uma fábrica no Brasil, a importadora da JAC no país perdeu a principal moeda de troca para negociar com o governo brasileiro alternativas ao aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros importados.
O anúncio do congelamento de investimento de US$ 600 milhões no país foi feito à Folha pela assessoria da JAC na China. A empresa considerou que a decisão do governo brasileiro foi "descontínua, irracional e parcial" e que afetou a confiança.
Com a garantia de uma fábrica no Brasil, o presidente da importadora Sérgio Habib esperava uma permissão do governo para comercializar os carros sem o aumento no IPI - tudo isso enquanto investia para ter os 65% de conteúdo nacional na produção.
À essa manobra, Habib chegou a dar o nome de "regime automotivo diferenciado". Antes de ser surpreendido pelo anúncio da matriz chinesa, o empresário afirmou que buscava reuniões com o governo brasileiro para conseguir o benefício.
Porém, ontem ele não quis dar declarações. Por meio de sua assessoria, informou que embarcaria para a China neste fim de semana com o objetivo de se encontrar com o presidente da JAC e discutir a retomada dos investimentos de uma fábrica no Brasil.
Fonte: Folha.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário