A 68ª edição do Festival de Cinema de Veneza foi concluída no sábado, dando o prêmio máximo, o Leão de Ouro, ao filme "Fausto", baseado na tragédia de Goethe e dirigido pelo diretor russo Aleksander Sokurov. Um filme chinês ganhou os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Atriz.
O festival de 11 dias foi encerrado com uma cerimônia formal de premiação no Lido de Veneza, onde Shangjun Cai recebeu o prêmio de Melhor Diretor pelo filme "Ren Shan Ren Hai" (Montanha de Gente e Mar de Gente) e Deannie Yip recebeu o Coppa Volpi de Melhor Atriz por sua atuação no filme "Tao jie" (Uma vida simples), dirigido por Ann Hui.
"Fausto" recebeu o prêmio de maior honra do festival concorrendo com vinte e dois filmes, entre eles quatro produções chinesas, o suspenso "The Ides of March" de George Clooney, o drama psicoanalítico "A Dangerous Method" de David Cronenberg, "Carnage" de Roman Polanski e "Shame" de Steve McQueen.
O favorito "Terrafirma", filme italiano mais celebrado na competição, ganhou o prêmio especial de jurado, geralmente considerado a segunda mais importante premiação.
"Ren Shan Ren Hai" do diretor Cai tem notável importância, pois foi uma surpresa do festival, sendo o último filme a ser acrescentado na competição.
Os filmes chineses obtiveram prêmios secundários entregues nos dias 9 e 10 de setembro, com o filme "Tao jie" de Hui recebendo cinco prêmios, entre eles o prêmio Nazareno Taddei.
O Festival de Cinema de Veneza, um dos mais antigos e prestigiosos festivais de cinema do mundo, foi iniciado em 13 de agosto e terminou em 10 de setembro quando o quadro completo de filmes ganhadores foi anunciado.
Fonte: CRI On Line
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Filme "Fausto" ganha ouro em Veneza e chinês Shangjun Cai ganha prêmio de Melhor Diretor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário