terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Inaugurada Exposição de Cartazes de Macau em Beijing

A Exposição de Cartazes de Macau- Signal foi inaugurada no dia 10 de dezembro no Escritório da Região Administrativa Especial de Macau em Beijing. Promovida pela Associação de Design de Cartazes de Macau, esta exposição recebeu o apoio do Instituto Cultural de Macau, da Fundação Macau e do Escritório da Região Administrativa Especial de Macau em Beijing. A exposição conta com 42 obras criadas por 30 designers de Macau.



No século XVI, Macau se tornou a porta principal de entrada da cultura ocidental na China. Na época, os portugueses trouxeram as tecnologias e máquinas mais avançadas. Nos últimos 400 anos, a combinação das culturas ocidental e oriental proporcionou a Macau, ricas experiências de design. No início do século XX, com o rápido desenvolvimento das indústrias leves em Macau, a área de design e embalagem comercial se tornou cada vez mais popular, servindo como uma base sólida para o setor de design de cartazes em Macau.



Com as transformações do ambiente social, político e econômico em Macau, mais designers emergiram nas décadas de 1980 e 1990, época em que foi fundada a Escola da Artes do Instituto Politécnico de Macau. Com os esforços incansáveis dos designers e o apoio do governo, Macau obteve resultados notáveis na área. Alguns artistas ainda obtiveram prêmios internacionais e tiveram suas obras coletadas nos museus.

A presidente da Associação de Design de Cartazes de Macau, Wong Chi Kuan, afirmou que o nível de design da Ásia foi elevado. Nos últimos anos, Macau tem tido um contato cada vez mais estreito com o setor de design da parte continental chinesa, Taiwan, Hong Kong, Japão e Coreia do Sul. Quanto à exposição, Wong disse ao nosso repórter:

"Trouxemos 42 obras dos designers de Macau, com o fim de compartilhar a cultura de Macau com os compatriotas em Beijing."



A Associação de Design de Cartazes de Macau foi estabelecida em 2009 e os fundadores e conselheiros são artistas experientes. A entidade visa promover intercâmbios com diversos países e regiões para divulgar as obras de Macau para todo o mundo.

"Embora a nossa associação seja nova e esta exposição seja a primeira do gênero promovida por nós, todos os nossos membros possuem ricas experiências na área e já realizaram várias exposições e participaram de concursos internacionais."

Wilson Chan, catedrático do Instituto Politécnico de Macau, é autor de três cartazes que usam os patrimônios culturais mundiais em Macau como tema principal. Ao ser entrevistado, ele disse que seus cartazes combinam as culturas ocidental e oriental. Ele disse:

"Macau possui vários patrimônios culturais mundiais. Porém, na minha opinião, muitas pessoas tratam as obras de maneira superficial, faltando-lhes conteúdo cultural."

Wilson elaborou três obras para chamar a atenção do público no intuito de fazê-los conhecer melhor os elementos culturais nos patrimônios culturais.

A Exposição de Cartazes de Macau- Signal será realizada entre 10 de dezembro de 2010 e 14 de janeiro de 2011.

Fonte: CRI On Line

0 comentários:

Postar um comentário