sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Terra do Kongfu Shaolin acolhe estudantes de todo o mundo

Dengfeng é uma cidade no centro da província chinesa de Henan, famosa pelo Kongfu Shaolin e com mais de 1.500 anos de existência. Por ser considerada terra do Kongfu, ela ocupa uma significativa posição na história das artes marciais e do budismo na China.

Sendo uma cultura milenar, a arte marcial Shaolin é um patrimônio da nação chinesa e é cada vez mais apreciada pelos amantes de artes marciais espalhados em todo o mundo.


Já nos anos 80 do século passado, um filme de Kongfu com o nome "Templo Shaoliln", templo que se situa em Dengfeng, provocou uma onda de Kongfu em todo o mundo. Atraídos pela fama do templo, muitos praticantes locais e internacionais de artes marciais invadiram Dengfeng. Naquele momento, escolas e centros de Kongfu ficaram apinhados nas ruas de Dengfeng e a cultura de artes marciais ficou impregnada em todos os seus cantos.

O Centro de Treinamento de Kongfu do Templo Shaolin, no monte Songshan, foi fundado em 1998 sob a orientação do abade do templo, Shi Yongxin. O local se tornou em um complexo educacional integrado de artes marciais, cinema, esportes e tecnologia moderna. Mais de dez mil estudantes treinam aqui atualmente.

O sub-diretor de Propaganda do governo municipal de Dengfeng, Lv Fuyue, fala sobre a escola:

"Existem atualmente em Dengfeng 49 escolas e centros de Kongfu com mais de 60 mil estudantes. Mais de dois mil deles são dos Estados Unidos, Rússia, República da Coreia, Japão e de vários países do Sudeste Asiático."

No escritório de matrícula do Centro de Treinamento do Templo Shaolin, a dona Zhang e seu filho de oito anos, de Beijing, capital chinesa, estão na fila para fazer a inscrição do garoto. A dona Zhang explica porque quis matricular o filho na escola:

"Mandamos nosso filho ao Templo Shaolin e esperamos que ele fortaleça a saúde e obtenha aqui um carácter de persistência e firmeza, assim como capacidade para enfrentar as dificuldades e a vida sozinho."


O grande mestre de Kongfu Shaolin, Shi Hengtao, fala sobre essa arte marcial:

"Ao chegar ao Templo Shaolin, os praticantes querem principalmente fortalecer a saúde através do Kongfu. Na realidade, no entanto, o Templo Shaolin não divulga somente a técnica do Kongfu, divulga ainda a moralidade do Kongfu. Para aprender o Kongfu Shaolin, é preciso persistência e, nesse processo, forma-se o espírito de firmeza e perseverança."

Alexandr Kurilo, estudante de 15 anos da Bielo-Rússia, veio pela terceira vez a Dengfeng para aprender o Kongfu Shaolin.

"Três anos atrás, meu pai me falou do Templo Shaolin e do Kongfu. Quando cheguei pela primeira vez a Dengfeng, fiquei fascinado com o Kongfu e quis aprender. Quando pratico o Kongfu, me sinto ótimo."

Fonte: CRI On line

0 comentários:

Postar um comentário